Sistema
de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000
Obter
o certificado da ISO 9000, ajudará a sua organização a prosperar.
Se a empresa está procurando operar internacionalmente ou expandir
localmente para acomodar novos negócios, a ISO 9000 ajudará a
demonstrar aos clientes que a empresa tem um compromisso com a
qualidade.
O
processo regular de avaliação irá assegurar o uso contínuo, monitoração
e melhora no processo.
O
certificado pode melhorar o desempenho total, retirar incertezas
e ampliar as oportunidades de mercado.
Existem
passos vitais para uma empresa implementar o Sistema de Gestão
da Qualidade e a Soluções Simples cuida de todos eles :
* Norma ISO 9000:2000
Antes da aquisição de uma Norma e preparação para sua aplicação,
é imprescindível a sua familiarização com ela. Existe um grande
número de publicações de qualidade e ferramentas de software projetadas
para ajudar a entender, implementar e registrar-se a um Sistema
de Gestão da Qualidade, uma delas é conseguir um software de montagem
de fluxos e organogramas, por exemplo.
*
Definição da equipe e estratégia de implementação
O
processo de implementação deve ser iniciado com a preparação da
estratégia organizacional através de reuniões com a gestão superior.
A responsabilidade por um Sistema de Gestão da Qualidade é de
uma gerência sênior, portanto é vital que esta gerência esteja
envolvida desde o começo do processo.
*
Treinamento
Visando
aumentar a consciência geral da ISO 9000:2000, estabelecem-se
grupos de workshops, seminários e cursos de treinamento para todos
os níveis hierárquicos.
*
Escolha da Certificadora
A
certificadora é a parte terceirizada, que vem e verifica a efetividade
do seu Sistema de Gestão da Qualidade emitindo um certificado
se encontrar as exigências da norma.
Escolher
um certificador, pode ser um assunto complexo, por existirem tantos
operando no mercado. Os fatores a serem considerados incluem experiência
de indústria, nível geográfico, preço e nível de serviço oferecido.
O importante é achar o certificador que possa melhor se encaixar
nas suas exigências e os benefícios aos seus clientes. A Soluções
Simples colabora em todo este processo, tornando-o de fácil assimilação
e decisão para o gestor.
* Desenvolvimento do Manual da Qualidade
Um
manual da qualidade é um documento de alto nível que esquematiza
sua intenção de operar de uma maneira qualificada. Ele coloca
o porque da atuação da empresa nos negócios, quais as suas intenções
e como os negócios operam.
*
Documentação de suporte
Isto
é tipicamente um manual de processos que apóia o manual da qualidade.
Totalmente simples, ele esboça o que a empresa faz para completar
uma tarefa. Descreve quem faz o que, com qual finalidade e para
qual norma.
*
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade
O
importante para a implementação é a comunicação e o treinamento.
Durante a fase de implementação, todos operam para os procedimentos
e coletam registros que demonstram que a empresa está fazendo
o que diz estar fazendo.
*
Pré-auditoria
Da
pré-auditoria á certificação, normalmente levam-se 6 meses para
a implementação do sistema. O propósito da pré-auditoria é identificar
as áreas onde a empresa não pode operar a norma. Isto permite
corrigir qualquer área de interesse que possa ter antes da auditoria
inicial.
* Certificação
Organiza-se
a auditoria inicial com sua certificadora. Neste ponto, a certificadora
irá revisar o Sistema de Gestão da Qualidade e determinar se a
empresa deve ser recomendada para certificação.
O certificado ISO 9000 ocorre quando uma parte terceirizada creditada,
visita a organização, acessa o Sistema de Gestão e emite um certificado
para mostrar que a organização acata os princípios propostos pela
ISO 9000:2000.
O
certificado de Sistema de Gestão da Qualidade é um sinal de aceitabilidade
que poupa a empresa ter de provar suas normas da qualidade para
clientes discriminados. A ISO 9000 fala uma linguagem internacional.
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