Balanced
Score Card (BSC)
“O que
não é medido não é gerenciado”
* Introdução
Na
era da informação e no mercado altamente competitivo atual é de
vital importância para a sobrevivência e crescimento da empresa,
a utilização de sistemas de gestão e medição de desempenho derivados
de suas estratégias e capacidades.
Surgido
em meados dos anos 90, como resposta a histórica contabilidade
financeira, cujos resultados da análise de dados financeiros denotam
AÇÕES PASSADAS, o Balanced Scorecard (BSC) foi criado a partir
da necessidade de uma metodologia estruturada que utilize informações
de medida de performance para auxiliar a estabelecer metas estratégicas
FUTURAS, alocar e priorizar recursos, confirmar ou alterar a direção
da política ou programa atual para atingir essas metas, e reportar
o sucesso no alcance das mesmas.
O
BSC é uma estrutura que traduz os objetivos estratégicos de uma
organização em um conjunto de indicadores de performance distribuídos
em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos,
e Aprendizado e Crescimento.
As
quatro perspectivas do BSC permitem um equilíbrio entre
os objetivos de curto e longo prazo, entre resultados desejados
e os drivers de desempenho que levarão a esses resultados,
entre indicadores mais objetivos e subjetivos.
Possibilita,
ainda, que todos os componentes das atividades e processos da
empresa sejam associados de maneira a ter sempre em vista a ESTRATÉGIA
DA EMPRESA como referencial dos sistemas produtivos e gerenciais.
* Identificação do Cenário, Visão e Missão
Antes
de se falar em estratégia é fundamental a identificação do cenário
de atuação da empresa no que tange a elementos financeiros, produto,
mercado e competitividade.
Em
face desse cenário, revisar, ou estabelecer as definições de negócio,
visão, missão e valores da empresa.
* Condução das Reuniões Estratégicas
O
sentido de estratégia compreendido é o de conjunto das relações
de causa-efeito entre as quatro perspectivas.
É
o processo de escolha de mercado e segmentos de consumidores que
a organização pretende atender, identificando os processos de
negócios internos críticos em que a unidade produtiva precisa
ter excelência de maneira a entregar os valores propostos aos
consumidores nos segmentos de mercado objetivados, e selecionando
as habilidades individuais e organizacionais requeridas aos clientes
internos e objetivos financeiros.
Etapas:
- - Primeira rodada
de entrevistas
- - Sessão de síntese
- - Workshops executivos
- - Definição do plano
de implementação
- - Definição e reunião
de sub-grupos
- - Reuniões de acompanhamento
e retro-alimentação
* Elaboração do Mapa Estratégico
A
partir da definição da estratégia geral, traduzi-la em ações estratégicas
coordenadas entre as quatro perspectivas, mapeadas e sincronizadas
através do mapa estratégico.
* Definição de Indicadores
Estabelecimento
de índices e indicadores que meçam a capacidade da empresa em
atingir os objetivos resultantes das ações estratégicas.
- Comunicação estratégica:
O indicador selecionado enfoca adequadamente a questão estratégica
que o objetivo estratégico precisa?
- Repetibilidade e Confiabilidade:
O indicador pode ser medido? Dados fidedignos?
- Freqüência de atualização:
A freqüência de atualização do dado é mensal, trimestral, anual?
- Utilidade para estabelecimento de metas:
É possível estabelecer metas significativas de melhoria?
* Consolidação do Mapa Estratégico
A
síntese do BSC, consolidação das estratégias, objetivos e indicadores
numa estrutura descomplicada, prática e funcional.
* Acompanhamento e retro-alimentação do
sistema
O
Balanced Scorecard visa indicadores estratégicos considerando
um horizonte de médio a longo prazo, não se restringindo a mecanismos
táticos e operacionais.
Com
a quantificação de resultados de longo prazo é possível fazer
a previsão de ações passo-a-passo, estabelecendo seqüencialmente
indicadores financeiros e não financeiros no scorecard,
sendo possível identificar mecanismos e prover recursos para atingir
os resultados almejados.
Dessa
maneira, a organização é capaz de integrar o planejamento estratégico
ao processo anual de alocação de recursos a serem investidos.
Terminada
a fase de formulação e implantação do Balanced Scorecard,
são realizadas revisões de estratégia e, conseqüentemente, de
objetivos, metas e iniciativas, possibilitando o monitoramento
e ajuste da implantação e, se necessário, alteração.
O
fato de a metodologia fornecer informações que irão retro-alimentar
o processo de formulação da estratégia constitui-se em mais um
aspecto inovador do BSC, que a Soluções Simples traz até a sua
empresa de forma totalmente terceirizada e descomplicada, desde
as primeiras definições até a implantação e acompanhamento.
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